Soja

Os preços da soja em grão no mercado brasileiro entraram em sua 7ª semana de alta segundo acompanhamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Nesse último ciclo semanal – entre os dias 17 e 21 de novembro – as altas tanto no mercado de Paranaguá quanto no Paraná de forma mais geral foi de cerca de 0,9% trazendo o acumulado para as imediações dos 4,5%.

Segundo acompanhamento da Conab, os agricultores brasileiros já plantaram 69% dos mais de 49 milhões de hectares que deverão ser ocupados pela soja na safra 2025/26. O percentual está ligeiramente acima da média de 67,2% nas últimas 5 temporadas.

Contudo, as irregularidades das chuvas têm provocado a necessidade de replantio de algumas áreas o que somado às projeções do USDA que apontam para uma menor oferta do grão em termos globais e boas perspectivas para a demanda – que deverão reduzir a relação estoque/consumo final para o menor volume em três temporadas – vem deixando os produtores brasileiros mais resistentes em negociar novos lotes de soja em grão.

Quanto ao farelo de soja, levantamento do Cepea mostra que a demanda permaneceu aquecida, dando suporte aos preços domésticos. Já as negociações de óleo de soja estiveram enfraquecidas, com parte das indústrias de biodiesel do País sinalizando que estavam abastecidas para o médio prazo.

Veja mais